Artistas lançam campanha para debater exploração de obras por empresas de tecnologia

Por Portal Opinião Pública 29/01/2026 - 15:32 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução

Um grupo composto por cerca de 700 artistas iniciou uma campanha chamada “Stealing Isn’t Innovation” (Roubar não é Inovação), com intuito de combater a exploração de obras que possuem seus direitos autorais protegidos por empresas de tecnologia. Entre os nomes que assinaram o protesto estão as atrizes Scarlett Johansson, Kristen Bell e Cate Blanchett, o ator Joseph Gordon-Levitt, as cantoras Cyndi Lauper e Chaka Khan e o grupo R.E.M.

O manifesto, apresentado na última semana, é uma ação da Human Artistry Campaign, que visa debater o uso da Inteligência Artificial de forma ética em relação à produção intelectual. Em seu site oficial, os organizadores da campanha publicaram um comunicado cobrando que as empresas de tecnologia respeitem as leis de direitos autorais.

“Artistas, escritores e criadores de todos os tipos estão se unindo com uma mensagem simples: roubar nosso trabalho não é inovação. Não é progresso. É roubo — pura e simplesmente. Existe um caminho melhor: por meio de acordos de licenciamento e parcerias, algumas empresas de IA têm optado pela via responsável e ética para obter o conteúdo e os materiais que desejam usar. É possível ter tudo. Podemos ter IA avançada e em rápido desenvolvimento e garantir que os direitos dos criadores sejam respeitados”, diz trecho da nota.

Outros pontos levantados pelo grupo são os danos financeiros que este tipo de conduta pode gerar para todo o mercado, incluindo a ameaça a milhares de empregos, e também a enxurrada de conteúdos espalhando desinformação e ‘deepfakes’.